Se você também ama azeite e nunca deixa de trazer um toque especial aos seus pratos, vamos ensinar uma receita incrível com Terpenos para abrir as portas da criatividade na cozinha.
O azeite aromatizado, também conhecido como azeite temperado, é um tipo de azeite que costuma ser utilizado no preparo de alimentos com o objetivo realçar o sabor do alimento e, assim, evitar o uso de sal.
Esse azeite é simples de fazer, basta apenas misturar o azeite de oliva com ervas aromáticas ou temperos. A escolha da erva e do tempero pode variar de acordo com a receita que irá ser feita, podendo ser usado no preparo de carnes, peixes ou saladas.
Para tentar em casa...
Ingredientes:
5 dentes de alho
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 ramo de alecrim
¼ colher de chá de sal
1 garrafa de azeite extra virgem
1-2 gotas do seu Terpeno favorito.
Preparo: Comece lavando bem todos os legumes. Isso impedirá o crescimento de fungos e dará longevidade ao produto final. Corte todos os legumes, mas reserve metade deles para decoração na garrafa.
Pegue a primeira metade dos pimentões, alho, alecrim e sal e coloque em uma panela pequena com toda a garrafa de azeite.
Leve ao forno a 110°C por cerca de 15 minutos ou até que sinta os aromas das ervas no ar. Não deixe os vegetais ou o óleo queimarem
Retire do forno assim que o aroma da erva estiver no ar e deixe esfriar
Coloque a decoração vegetal reservada na garrafa decorativa
Depois que a mistura de óleo esfriar, coe o óleo na garrafa decorativa
Adicione 1-2 gotas de qualquer um dos seus perfis de Terpenos favoritos
Tampe a garrafa e deixe a mistura descansar por pelo menos 2 horas
Despeje e aproveite!
Como usar: Seu aromático pode ser usado para temperar os mais diversos pratos, molhos, saladas e legumes. Ou até mesmo no pão, em substituição da manteiga, sendo uma opção mais saudável.
Curiosidades
Vamos listar os principais tipos de azeite e suas características, para que você compreenda bem o que esta consumindo ou utilizando para compor seus produtos:
Azeite extra virgem: é aquele obtido a partir da prensagem a frio da azeitona, em temperatura controlada, havendo a preservação de todos os nutrientes e propriedades antioxidantes, uma vez que não passa por processo de refinamento.
Azeite virgem: também é obtido por meio da prensagem a frio da azeitona, no entanto são realizadas duas prensagens, de forma que possui maior nível de acidez e maior quantidade de calorias, apesar de conter a mesma quantidade de vitaminas e minerais do azeite extra virgem.
Azeite refinado: O azeite refinado é aquele que, após processo de prensagem, passa por um processo de refinamento, em que pode haver perda do sabor, aroma, cor e vitaminas e, por isso, em comparação com os outros tipos de azeite, tem menor qualidade.
Azeite composto: O azeite composto corresponde à mistura do azeite refinado com outros tipos de óleo como o de soja, e, por isso já não resiste tanto à altas temperaturas, não devendo ser utilizado em estufados ou para fritar
Gostou das nossas dicas e curiosidades? Se inscreva no Blog e nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro do mundo dos terpenos e todas as suas possibilidades!
Comments